Depois desta visita que adorei, a próxima parragem era na Barragem hidroeléctrica de Vilarinho das Furnas.
Esta barragem foi inaugurada 21 de Maio de 1972 e constitui um aproveitamento da bacia hidrográfica do rio Homem. A barragem não é possuidora de central geradora eléctrica sendo apenas uma represa de água que é depois encanada e enviada para a barragem da Caniçada através de larguíssimos tubos. Podem-se ver esses tubos e respectiva central quando se vem na estrada que liga Vilar da Veiga às Termas do Gerês. Curioso é que depois de utilizada a água volta a ser bombeada para a albufeira da barragem de Vilarinho das Furnas proporcionando, à saída dos tubos que as trouxeram de volta, cascatas de grande aparato e beleza.Depois de observar a barragem fomos vistar a aldeia ("Jazigo") Vilarinho das Furnas, submersa há 35 anos, o caminho era em terra batida eo rio sempre ao nosso lado e fomos até lá de moto, a meio tive oportunidade de passar por cima de um pontão em cimento apreciando o ensurdecedor barulho da cascata artificial conseguida pelo retorno das águas da barragem, vindas da albufeira da Caniçada.
Passados alguns minutos, avistei Vilarinho das furnas, num espectáculo que tem tanto de excepcional, devido ao enquadramento paisagístico, como de fantasmagórico.
Esta aldeia teve ha 35 anos atrás habitada por pessoas que vivam da pastoricia, agricultura e as mulheres tratavam do linho e da lã, tambem eram pastoras e agricultoras e foram obrigadas a deixar tudo... As 57 famílias que habitavam esta povoação, estão agora dispersos pelas mais variadas terras dos concelhos de Braga. O lugar é lindo e, o silêncio que se faz sentir do local, torna Vilarinho das Furnas num lugar "mágico" reomendo a visita-lo mas com todo o respeito isto é nao estragar, pois encontra-se muitas pedras soltas e convem que elas fiquem no seu devido lugar...Depois desta visita magica e sonhadora fomos almoçar ao Parque de Campismo de Cerdeira, tinha um restaurante muito rustico e come-se muito bem e servem bem em quantidade rsrs tanto na paparoca como bebida rsrs.
Toca a rolar para em direção a Barragem de Lindoso e apreciar sua paisagem que é linda sem duvidas!! depois visita ao Castelo de Lindoso situa-se na freguesia do mesmo nome, a de maior área do concelho de Ponte da Barca (cerca de 4120 hectares), no distrito de Viana do Castelo, fazendo fronteira com Espanha. Estende-se pela vertente Norte da Serra Amarela, na margem esquerda do rio Lima.
Junto ao Castelo de Lindoso existe uma eira composta por 50 espigueiros dos séculos XVII e XVIII, apresentando um aglomerado único no país e de rara beleza. Inteiramente de pedra, cada exemplar apoia-se em vários pilares curtos, assentes na rocha e encimados por mós ou mesas. Sobre eles, repousa o espigueiro que tem uma cobertura de duas lajes de granito unidas num ângulo obtuso, ornamentado nos vértices com cruzes protectoras, que também servem para arejar o espigueiro. Um cenario lindo de se ver o castelo e a frente dele os espigueiros e foi pena que não deu para entrar no castelo ele encontrava-se fechado a visitas, mas quem sabe para a proxima eu visito por dentro...
Findando esta visita toca a rolar e atravessamos a fronteira de Loivos com destino a pousada poi s a chuva tinha chegado até nós e ja era tarde e não dava para visitar mais nada pois a noite vinha cedo e toca a ir para a pousada para ir tomar banho e ir jantar na Pousada e por fim tivemos a noitada no salão da Pousada com musica, Karaoke, petiscos e bebidas ah e houve o concurso de fotografia e seus prémios aos patricipantes pela melhor foto que era a mais bela paisagem, a mais tecnica e a mais ferrosa como fotos.
3º Dia- 5 de Outubro 09
Alvorada ás 9h da manha ja com pequeno almoço tomado toca a montar motos, oraganizar sacos para a carrinha que o Luis conduzia para nos levar os nossos sacos e mais algumas coisas que se trouxe para o grupo , penso que arrancamos da pousada 11h e tal da manha e lá fomos rumo á Maia onde iamos almoçar, mas antes disso fomos buscar a nossa Ana a casa ai que saudades dela que já tinha e lá veio com o ppl almoçar. O almoço tava marcado ás 12.45h chegamos a horitas e la estava um manjar dos deuses a nossa espera era self service, comeu-se o que quisemos , findou o almoço , conviveu-se mais um pouco e chega a hora das despedidas com o ppl e lá fomos cada um rumo a suas casas sei que chegaram todos bem e salvos a casa mas alguns bens molhadinhos... pois a chuvas as vezes fazia-nos supresas rsrs. Só digo que foi um belo fim de semana prologando.
Obgado a todos SRP :)
0 comentários:
Enviar um comentário